Nesta quarta-feira (23), o Facebook anunciou em parceria com o Ministério da Saúde uma nova ferramenta para incentivar a doação de sangue no Brasil. Donate Blood, como é conhecida, estava disponível em países como: Índia, Bangladesh e Paquistão.
“Esperamos que, ao aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para os bancos de sangue se conectarem àqueles dispostos a ajudar, podemos facilitar o processo de doação”, diz Nathalie Gazzaneo, Gerente de Políticas Públicas do Facebook.
O sistema é simples: o internauta interessado em doar sangue avisa o serviço através da página fb.com/donateblood, clica no botão “Começar a ajudar agora”. Algumas informações como: informar se você já doou sangue antes e especificar (caso saiba) qual é o seu tipo sanguíneo precisam ser respondidas. A partir desse momento, o usuário será notificado sempre que algum banco de sangue abrir uma campanha nas proximidades.
Até agora, o programa irá englobar seis bancos de sangue: HemoCe (Ceará), na região nordeste; HemoPA (Pará), na região norte; HemoSC (Santa Catarina), no sul; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no centro-oeste; e HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região sudeste.
Ao todo, somam 64 postos de coleta e abastecem mais de 1000 hospitais e organizações de saúde por todo o país.
ㅤ