Na metade da década de 60, um novo meio de comunicação automática surgia. Com quase 4 bilhões de usuários nos dias de hoje, o “eletronic mail” (correio eletrônico), ou e-mail, foi desenvolvido para viabilizar a troca de informações entre computadores. Você sabia que, mesmo com tantos avanços na tecnologia nas últimas décadas e a invenção de várias opções de comunicação através de smartphones, o e-mail continua sendo um dos maiores aliados do setor comunicativo?
É sabido que são inúmeras as formas de produzir estratégias de marketing e criar conteúdo de forma criativa e de sucesso. A praticidade e simplicidade que une informações de várias origens, rapidamente e de forma gratuita, interativa e rápida, torna o meio um dos mais populares na hora de promover uma ideia ou negócio.
A propaganda feita através de correios eletrônicos é direcionada à pessoas que tenham previamente se cadastrado ou “demonstrado” algum interesse pelo assunto e/ou serviço ofertado, evitando que a mensagem se torne um spam ou vá automaticamente para a lixeira devido à falta de interesse do leitor. Através do direcionamento, o que chega na caixa de entrada, estabelece melhor relação entre a empresa, o cliente e o produto, estreitando laços com o consumidor.
Boas estratégias como a segmentação da campanha por períodos de tempo e tipos de conteúdo são fundamentais, assim como estabelecer a conexão com quem o consome, fazendo-o se sentir especial através de uma aura de intimidade que é conquistada por ferramentas automáticas que fornecem, através de um formulário por exemplo, dados do cliente.
O engajamento com a agenda de contatos, incluindo especificações como sexo, localização, ocupação e data de aniversário – que se torna uma oportunidade de aproximação com o cliente – é importante. O processo de criação da elaboração da campanha deve ser pensando no tipo de público, no formato e atração pelo conteúdo. Objetividade e templates chamativos despertam a atenção do leitor.
É possível usar a ferramenta tanto voltada para o comércio quanto para a divulgação de blogs, notícias, updates. No caso do e-commerce (comércio eletrônico), a iniciativa pode desde ofertar um serviço ou produto ou fazer a apresentação de uma marca. Já no caso de “newsletter” (boletim de notícias), o entrosamento é dado pelos conceitos e temáticas e na forma como são apresentados. As “Newsletters” expressam a informação de forma simples e objetiva por afunilar o conteúdo de forma que a “essência” chegue ao destinatário.
Procure fugir do comum. Tenha foco, use e abuse da criatividade na criação de textos e templates. Pense de forma que, o e-mail enviado reproduza sentimentos. Torne interessante o produto ou a temática a ser tratada e desperte o desejo em quem está do outro lado da telinha e lembra-se que a manutenção do conteúdo e feedbacks são essenciais para o futuro da participação do cliente.